A aprendizagem da matemática
- p3d4gogia
- 1 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
A matemática ainda é um ´´bicho de sete cabeças`` para muitas pessoas, desde os primeiros anos escolares podemos notar que ela causa pavor para algumas crianças e isso se estende por toda jornada escolar. A verdade é que desde as séries iniciais, as crianças não conseguem ver o verdadeiro sentido para os cálculos, não conseguem enxergar a aplicação da matemática no dia a dia e por issonão dão tanta importância para o aprendizado, que não é significativo e muitas vezes fica só no superficial. Da mesma forma que acontece com o Português quando uma criança é alfabetizada e não letrada onde ela reconhece os códigos porem não sabe o verdadeiro significado deles; podemos dizer que na matemática isso também se aplica, a criança sabe contar, armar as contas, efetuar porem não sabe o que isso representa no concreto. Existem alguns autores que propõe técnicas para um ensino que seja de fato significativo para as crianças, devemos observar e adota-los para um melhor ensino da matemática.
Segundo Passos e Oliveira (2004) o desenvolvimento de conteúdo matemático em histórias infantis por alunos da universidade compõem uma importante experiência formativa teórico-metodológica, revelando dados relativos aos saberes matemáticos manifestos pelos futuros professores e sobre suas concepções a respeito dos processos formativos vividos. O objetivo da referida atividade era trabalhar de forma integrada o conteúdo de narrativas infantis e conteúdos matemáticos e a produção de livros infantis com conteúdos matemáticos integrado a outras áreas do conhecimento.
Como afirma o professor mestre em matemáticaAguinaldo Ramos de Miranda (maio/2010) o professor precisa identificar as principais características dessa ciência, de seus métodos, de suas ramificações e aplicações; conhecer a história de vida dos seus alunos; ter clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a prática em sala de aula, as escolhas pedagógicas, a definição de objetivos e conteúdos de ensino e as formas de avaliação estão intimamente ligadas a essas concepções; superar os obstáculos encontrados na construção dos conceitos, transformando o saber científico em saber escolar, não deixando de considerar o contexto sócio-cultural do educando. Ramos ainda afirma:Além disso, defendo, "o conhecimento matemático é universal e próprio da natureza humana, sendo, por isso, acessível a todas as crianças.Mas ainda há muitos desafios no ensino e na aprendizagem da matemática, o mais premente deve ser o do acesso à tecnologia como ferramenta essencial para o ensino, a aprendizagem e o fazer matemático. A tecnologia utilizada para estimular a compreensão e intuição matemática, proporcionando imagens visuais de ideias matemáticas, facilitando a organização e análise de dados, servindo de apoio a investigações levadas a cabo pelos alunos, tem ainda um longo caminho a percorrer nas escolas onde trabalhamos e os nossos alunos aprendem.
Podemos observar que essas técnicas são de grande importância para o ensino da matemática e podem contribuir muito para que tenhamos uma aprendizagem significativa e prazerosa. O professor deve considerar todo o contexto da turma para assim escolher qual a melhor forma de trabalhar a matemática, sempre buscando aplicar o concreto para melhor aprendizagem do aluno, assim a matemática deixará de ser abstrata e passará a ter um significado prático no dia a dia do educando.
http://www.direcionaleducador.com.br/artigos/capa-aprendendo-a-ensinar-matematica
Acesso em 26 Nov. 2015
Posts recentes
Ver tudoAs atividades foram propostas a um aluno que está cursando o 3 º ano do ensino fundamental, com o objetivo de fazer o aluno perceber que...
Commentaires