Matemática por toda parte
- Esclarecimento da proposta
- 26 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
As atividades foram propostas a um aluno que está cursando o 3 º ano do ensino fundamental, com o objetivo de fazer o aluno perceber que a matemática está nas pequenas coisas do nosso dia-a-dia e avaliar a compreensão do aluno. O conteúdo eram situações matemáticas, e foram propostos dois exercícios. Iniciamos falando ao aluno que iríamos desenvolver uma atividade de matemática que envolvia coisas que ele conhecia, e conversamos um pouco com ele sobre onde ele usava a matemática.
O aluno demorou um tempo a ler e depois pediu ajuda, notamos que ele tinha um pouco de dificuldade, solicitamos a ele que retirasse primeiro das situações as informações que ele julgasse mais importante, na primeira atividade que era para encontrar a diferença ele desenhou e consegui achar a resposta, já na segunda atividade ele teve um pouco de dificuldade para organizar as informações e descobrir que precisava usar mais de uma operação para chegar ao resultado.
Percebemos que para esse aluno as atividades não fizeram sentido, a matemática para ele não fazia sentido ele não conseguia compreender os enunciados, o que tornou a atividade complicada.
A matemática precisa ser desmitificada, não sendo ser taxada como uma matéria difícil e chata, às aulas devem ser desenvolvidas pelos professores de maneira que acolha as necessidades de seus alunos,devem entrelaçar jogos brincadeiras pedagógicas que se integram aos conteúdos, estimulando aos alunos a buscarem por respostas de maneira divertida e significante.
Posts recentes
Ver tudoA matemática ainda é um ´´bicho de sete cabeças`` para muitas pessoas, desde os primeiros anos escolares podemos notar que ela causa...
Comments